Um pouco de história da artroscopia
2 min readNo início a artroscopia não era realizada por vídeo.O Dr Kenji Takagi em 1919 colocou uma canula da cistoscopia num joelho para examiná-lo.
Esse procedimento era feito para ajudar no diagnóstico, pois na época de sua implantação não existiam métodos não invasivos de exames como ressonância magnética.O procedimento era feito dentro do consultório com anestesia local, o médico introduzia a canula no joelho e identificava as lesões.
Depois disso é que se agendava a cirurgia para reparar o que era necessário e era preciso grandes incisões para se operar.Com o passar dos anos ,esse procedimento foi aperfeiçoado pelo Dr Massaki Watanabe com o desenvolvimento de pinças e equipamentos adequados, algumas cirurgias passaram a ser feitas por pequenas incisões no joelho. A partir daí os meniscos e o ligamento cruzado anterior passaram a ser operados com incisões menores, trazendo melhores resultados.
Alguns pacientes me perguntam se essa cirurgia é “à laser” ,mas acredito que seja uma confusão referente às cirurgias da Urologia.Na ortopedia não é utilizado nenhum laser, usamos pinças especiais , uma canula chamada “shaver” que funciona parecendo um barbeador ou cortador de grama, aparando estruturas salientes e aspirando para fora do joelho ,aparelhos que ajudam a cauterizar e outros equipamentos feitos especialmente para cirurgias especificas.Hoje podemos tratar os ligamentos cruzados anterior e posterior, meniscos, cartilagem, sinovites entre outros atraves desse método.