Medicina Esportiva Londrina

Dr Hélio toshikazu okamura

Pacote de avaliação de Corrida

É o esporte que mais cresceu no país nos últimos 15 anos.
É a atividade que mais cresce , estima-se que existam entre 5 a 11 milhões de corredores no Brasil.
Em 2011  cerca de 10 mil pessoas participaram de  maratonas no Brasil  e em 2019 foram cerca de 34.000. A Maratona de Berlin saiu de 523 participantes em 2011 para 1191 participantes em 2019.
No Brasil em 2018, 69% dos maratonistas encontravam-se na faixa etária dos 30 a 49 anos.
Por ser um esporte muito democrático e que demanda muito pouco para ser praticado vem ganhando mais adeptos a cada dia.

Muitos praticantes iniciaram seus treinos sozinhos e isso é natural, pois a corrida é um esporte extremanente democrático e de fácil acesso.

Até um certo ponto isso é o suficiente para muitas pessoas, principalmente se o foco é apenas praticar uma atividade física em busca da saúde  e não são necessárias grande técnica ou aptidão física extraordinária. .

No entanto, a partir do momento que a corrida passa a ser um esporte onde o atleta começa a buscar uma melhora na performance (seja aumentando a distância do percurso, seja diminuindo o seu tempo ou participando de provas)  o nível de exigência do corpo aumenta com o aumento da carga de treinos

 

Desta forma para que o atleta melhore seu desempenho e o riscos de lesões não aumentem algumas medidas são necessárias.

  • Em primeiro lugar devemos avaliar o atleta.As suas características físicas, nível de aptidão em diversos aspectos, presença de doenças , lesões prévias entre outros fatores serão investigados .
  • Em segundo lugar entra a parte técnica onde a corrida em si será observada e quando necessário será corrigida.

A união dessas avaliações nos ajudará a criar estratégias para melhorar a performance e diminuir os riscos de lesões.

Existem diversos fatores que podem influenciar no resultado. Genéticos,Táticos, Fisiológicos e Biomecânicos.Sousa, Caio & Sales, Marcelo & Nikolaidis, Pantelis & Rosemann, Thomas & Knechtle, Beat. (2018). How Much Further For The Sub-Two-Hour Marathon?. Open Access Journal of Sports Medicine.

Apenas atletas de alto nível podem fazer os testes?

Não. Qualquer pessoa que deseja treinar Corrida pode realizá-los.Qualquer atleta pode se beneficiar dos testes. 

Um iniciante vai conhecer desde cedo as suas caracterísitcas de corrida e as correções necessárias serão implementadas precocemente, promovendo uma evolução mais segura e eficiente na modalidade

Já um atleta mais “calejado” vai poder detectar aquele detalhe minucioso que o ajudará a melhorar ainda mais a sua performance e além disso, treinar de maneira segura visto que os fatores de risco de lesões também vão ser avaliados.

Uma avaliação apenas basta?

As nossas aptidões e a técnica de corrida muda constantemente, para melhor ou pior. Isso depende muito da fase  da periodização, de nosso estado psicológico, da época do ano ( imagine como está seu treino entre o Natal e o Ano Novo), mudanças na  planilha de treino, mudança de treinadores, lesões… perceba que dezenas ou centenas de fatores podem interferir no nosso desempenho.

Portanto é interessante repetir os testes quando algum desses parâmetros mudarem ( troca de planilha, troca de exercícios acessórios, etc) ou quando queremos avaliar o resultado de determinada ação que foi introduzida nos treinos. Em outras palavras, para saber se o treino que você fez teve algum resultado.

Quais são os testes realizados?

É só testar?

Depois dos testes os resultados serão avaliados e poderemos ajudar o atleta das seguintes maneiras:

  • Orientações para melhora da performance;
  • Orientações para diminuição de risco de lesões;
  • Orientações para a saúde do atleta;
  •  Tratamento de lesões prévias;
  • Correções técnicas;
  • Auxiliando o treinador