Ei Crossfiter, suas mãos começaram a formigar?
2 min readAlguns praticantes de Cross Training, conhecido como Crossfit, chegam com queixas de formigamento nas mãos e as vezes tem dificuldades de realizar movimentos de levantamentos de peso e alguns movimentos ginásticos.
Costumam relatar que durante os movimentos as mãos ficam pesadas, formigando e as vezes sentem que perdem a força.
Logo de cara a maioria vai dizer que se trata de Síndrome do Túnel do Carpo e podem estar certos mesmo.
Mas existem compressões dinâmicas e “encurtamentos” de qualquer um dos nervos que podem causar sintomas semelhantes.
A compressão dinâmica do nervo é devido principalmente pelo ganho de massa muscular rápido ( pode ser até mesmo o “pump” do edema pós treino) que o comprime durante os treinos e pode ou não melhorar com alguns dias de repouso.
Outra situação muito comum onde observamos o “encurtamento” do nervo é quando fazemos a flexão do cotovelo com a pronação do antebraço ( posição de “rack” do front squat ou Clean) e essa posição exige o máximo comprimento do nervo ulnar e acaba por estirar suas fibras e causar sintomas.
A grande maioria das vezes esses sintomas melhoram com um bom alongamento da musculatura e também das fibras do nervo acometido e deve ser realizado de forma gradativa para não piorar.
Mas é prudente ser avaliado por um profissional da área para receber as devidas orientações e também tratamento correto, mesmo que seja simples e de fácil execução.